Internacional
00:05

EUA anunciam ataques contra Estado Islâmico na Síria

As Forças Armadas dos Estados Unidos informaram no sábado (10) que atacaram diversos alvos do Estado Islâmico em várias áreas da Síria. Esta operação faz parte da ação iniciada por Washington em dezembro, após um ataque que vitimou militares americanos.

Uma coalizão liderada pelos EUA tem realizado bombardeios aéreos e operações terrestres contra suspeitos do Estado Islâmico na Síria nos últimos meses, frequentemente com a participação das forças de segurança sírias.

De acordo com comunicado do Comando Central dos EUA (CENTCOM), os ataques aconteceram no início da tarde, no horário da Costa Leste americana, e tiveram o Estado Islâmico como alvo em todo o território sírio.

Não foram divulgadas informações sobre vítimas nos ataques e o Pentágono não comentou mais detalhes. O Departamento de Estado também não respondeu a pedidos de informação.

Esses ataques ocorreram como parte de uma operação iniciada no mês anterior, depois que militantes do Estado Islâmico mataram dois soldados americanos e um intérprete civil na Síria, conforme informado pelo CENTCOM. Atualmente, cerca de 1.000 soldados dos EUA permanecem no país.

O governo sírio é composto por ex-rebeldes que derrubaram Bashar al-Assad em 2024, após uma guerra civil de 13 anos, e inclui ex-integrantes do braço sírio da Al Qaeda que romperam com o grupo e enfrentam o Estado Islâmico.

A Síria tem cooperado com a coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, com um acordo firmado no fim do ano anterior, quando o presidente Ahmed al-Sharaa visitou a Casa Branca.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno