Notícias
00:09

Brasil deixará de administrar embaixada argentina na Venezuela em janeiro

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) notificou a Argentina na quinta-feira (8.jan.2026) sobre a decisão de deixar de administrar a embaixada argentina em Caracas, na Venezuela. A gestão da presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, foi comunicada no dia seguinte, sexta-feira (9.jan).

O Brasil estava responsável pela representação da sede diplomática argentina desde 1º de agosto de 2024, após a expulsão do corpo diplomático argentino determinada por Nicolás Maduro (PSUV) e outras seis nações latino-americanas. Durante esse período, o governo brasileiro cuidou desde questões básicas, como falta de energia, até solicitações de extradição.

A Argentina solicitou que o governo italiano assumisse essa representação, e a Itália aceitou. A transferência da administração da embaixada para a Itália está prevista para a quinta-feira seguinte (15.jan).

Fontes diplomáticas indicaram que influenciaram essa decisão as recentes manifestações do presidente argentino Javier Milei nas redes sociais. Em dezembro de 2025, Milei compartilhou um mapa da América do Sul retratando o Brasil como uma favela. Em janeiro, comemorou o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e publicou um vídeo crítico a Maduro, com uma foto do venezuelano ao lado do presidente Lula.

Apesar da decisão, a diplomacia brasileira avalia que isso não prejudica a relação bilateral, que continua sendo considerada importante entre os países vizinhos.

Créditos: Poder360

Modo Noturno