Política
03:07

Protestos no Irã pedem fim do regime em meio à repressão e mortes

É incerto se os protestos em massa pelo Irã irão derrubar a ditadura atual. Também é desconhecido se e como os EUA vão intervir, especialmente após o anúncio de Donald Trump de apoiar os manifestantes. Sabemos que estas podem ser as maiores manifestações desde 2009, quando houve fraude eleitoral para beneficiar Mahmoud Ahmadinejad com apoio dos aiatolás, contra um candidato reformista.

Há uma repressão pesada do regime, com cerca de 200 mortos e milhares de presos, número possivelmente maior devido ao bloqueio da internet que impede dados precisos. Independentemente dos desdobramentos futuros, é importante desejar o fim desse regime pelo bem-estar do povo iraniano.

São décadas de ditadura extremista e religiosa que oprime mulheres e oposição. O governo prioriza gasto em programa nuclear e armamento do Hezbollah ao invés de investir em economia, educação e saúde. Trata-se de um regime incompetente e repressivo.

O fato de Donald Trump e Benjamin Netanyahu serem inimigos do Irã não torna a ditadura iraniana algo positivo. A postura dos aiatolás contra EUA e Israel não apaga que o regime prejudica palestinos e libaneses. O Irã armou o Hezbollah, que viola a soberania do Líbano, enfraquecendo a única democracia árabe. Na Síria, o Irã apoia a repressão de Bashar al Assad.

O foco deve estar nos iranianos. Viver em um regime que impõe o uso obrigatório de véu para as mulheres, mesmo que recentemente tenha tido certa flexibilização nas grandes cidades, é opressivo. Um grupo de religiosos e militares corruptos rouba recursos enquanto tortura e mata opositores.

Devemos torcer para que os protestos, em lugar de intervenções estrangeiras, promovam a queda da ditadura, como ocorreu em 1979 quando manifestações derrubaram a ditadura do Xá. Os iranianos precisam ter cuidado para não substituir uma ditadura por outra. Eles têm direito à liberdade.

Créditos: O Globo

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno