Cultura
09:07

Wagner Moura e sua carreira marcada por escolhas firmes e papel premiado

Wagner Maniçoba de Moura, nascido em Salvador, Bahia, foi merecidamente premiado com o Globo de Ouro pelo papel principal no filme “O Agente Secreto”.

Desde seu primeiro grande papel em “Abril Despedaçado” (2001), passando por obras importantes como “Tropa de Elite” (2007) e a série “Narcos” (2015-2017), até chegar à produção dirigida por Kleber Mendonça Filho, Wagner construiu uma trajetória pautada pela persistência e convicção.

Ele nunca se dobrou a pressões comerciais. Por princípios, recusou papéis lucrativos em Hollywood para evitar reforçar estereótipos latinos, especialmente após interpretar o narcotraficante Pablo Escobar.

Wagner jamais considerou buscar fama fácil ou visibilidade por vaidade. Caso contrário, teria seguido um caminho diferente, possivelmente mais simples.

Conhecido por expressar suas opiniões abertamente, ele provoca reações tanto da direita, por suas posições políticas, quanto da esquerda, como ocorreu quando criticou o PL do Streaming e cobrou do governo Lula a regulação do setor.

O ator se envolve em projetos que refletem suas crenças e valores, como “O Agente Secreto”, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme em língua não inglesa. O filme aborda, de maneira sutil e inteligente, os horrores da ditadura civil-militar.

Embora a ditadura não seja mencionada diretamente, o clima de paranoia, medo, vigilância constante e cerceamento da liberdade de expressão está presente. Wagner, no auge de sua carreira, entregou uma atuação que o torna forte candidato ao Oscar.

Créditos: gauchazh

Modo Noturno