Política
15:08

Sakamoto analisa impacto da ameaça de Trump sobre taxas a parceiros do Irã

Leonardo Sakamoto avaliou no UOL News, do Canal UOL, que a ameaça de Donald Trump de impor tarifas de 25% a países que negociam com o Irã pode ser mais retórica do que uma medida prática.

O colunista destacou, porém, que caso essa ação seja implementada, ela atingiria diretamente grandes compradores do petróleo iraniano, como China e Índia, além de setores do agronegócio brasileiro que já sofreram com tarifas americanas.

Ele relata que é preciso considerar o real interesse de Trump em aplicar essa taxa, já que o presidente enfrenta um dilema para resolver o impasse com a China, parceira comercial do Irã. “Vai aplicar 25% sobre a China, que compra petróleo iraniano?”, questiona.

Sakamoto lembra que China e Índia são os dois países mais populosos do mundo, com mais de um bilhão de habitantes cada, e que a possível medida de Trump poderia até aproximar esses rivais asiáticos.

“Se ele tomar medidas contra Índia e China, eles provavelmente não vão interromper o comércio petrolífero com o Irã por causa disso”, afirma.

O colunista também comentou os efeitos no Brasil. Embora o comércio brasileiro com o Irã não seja significativo, o país já sofreu com tarifas americanas em setores como o de frutas, um dos grandes exportadores ao mercado dos EUA.

“É preciso observar como setores brasileiros afetados por essas tarifas anteriores vão reagir a esse cenário. A dúvida é se os Estados Unidos aplicarão efetivamente essa nova tarifa ou se é apenas uma retórica”, pondera.

Sobre os recentes protestos no Irã, Sakamoto evidenciou que o governo do país é marcado por repressão severa e violações de direitos humanos, o que motivou sanções internacionais e dificulta o diálogo econômico.

Ele relata que “há muita violência, com centenas de mortos” e destaca que o Irã é governado por um regime teocrático. “Determinados grupos, como as mulheres, vivem numa situação de privação e medo. Vemos frequentes ações da polícia dos costumes, com prisões e desaparecimentos”, explica.

O UOL News exibe seu programa de segunda a sexta-feira, em duas edições diárias, além de transmissões no fim de semana, disponíveis na página do UOL e em canais de TV a cabo.

Créditos: UOL Noticias

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno