Política
18:09

Advogado-geral da Petrobras é favorito para substituir Lewandowski no Ministério da Justiça

O presidente Lula comunicou a seus interlocutores que Wellington Cesar Lima e Silva, advogado-geral da Petrobras, é o principal candidato para assumir o cargo deixado por Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fontes informam que Wellington Cesar esteve no Palácio do Planalto na terça-feira e deve se reunir com Lula em breve para discutir sua nomeação para o Ministério da Justiça. O encontro foi agendado pelo próprio presidente.

Lula considerou a possibilidade, também sugerida por conselheiros, de dividir o ministério em duas pastas distintas, recriando o Ministério da Segurança Pública, que existiu durante o governo Michel Temer.

Wellington Cesar Lima e Silva já atuou brevemente como ministro da Justiça durante o governo Dilma Rousseff e foi secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras.

Ele tem um compromisso oficial pela Petrobras marcado para esta quarta-feira (14) em Brasília.

Anteriormente, Wellington Cesar foi indicado para procurador-geral da Justiça na Bahia pelo ex-governador Jaques Wagner, destacando-se no combate ao crime organizado.

Segundo interlocutores de Lula, caso sua nomeação se confirme, Wellington Cesar deverá assumir o ministério com uma atuação forte na área de segurança pública.

Créditos: G1

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno