Notícias
09:07

PF cumpre mandados contra Daniel Vorcaro em nova fase da operação sobre Banco Master

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira mandados de busca e apreensão relacionados ao banqueiro Daniel Vorcaro e ao empresário Nelson Tanure, em nova etapa da investigação sobre fraudes no Banco Master, conforme fontes da PF familiarizadas com o caso. A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As fontes indicaram que familiares de Vorcaro também são alvos dessa fase da operação, assim como João Carlos Mansur, sócio-fundador da empresa Reag.

Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro, foi preso temporariamente para preservar o sigilo da operação, mas deve ser liberado em breve, segundo uma das fontes.

Tentativas de contato com as defesas de Vorcaro e Tanure não obtiveram resposta imediata. A Reuters busca também localizar advogados dos demais envolvidos.

Em comunicado, a Polícia Federal explicou que esta segunda fase da Operação Compliance Zero tem o propósito de investigar crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro.

Cerca de 42 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Também foram determinadas medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 5,7 bilhões.

As medidas judiciais visam desarticular a organização criminosa, garantir a recuperação de ativos e dar continuidade às investigações.

Materiais apreendidos incluem dinheiro em espécie, veículos, relógios de luxo, aparelhos celulares, documentos e pelo menos um revólver, conforme imagens divulgadas pela PF.

Daniel Vorcaro chegou a ser preso preventivamente em novembro durante uma ação da PF, quando o Banco Master foi submetido a liquidação extrajudicial pelo Banco Central. Posteriormente, foi liberado, porém segue com medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Nesta nova fase da operação, não há mandados de prisão a serem cumpridos.

Créditos: InfoMoney

Modo Noturno