Notícias
09:10

Irã executa jovem por protestos; prazo para Lula analisar Orçamento termina

O Irã executou um jovem que participou dos protestos contra o governo. O prazo para o presidente Lula sancionar ou vetar o Orçamento de 2026, que inclui R$ 61 bilhões em emendas, termina nesta quarta-feira. Wellington César Lima e Silva, advogado da Petrobras, foi nomeado o novo ministro da Justiça. Astronautas da NASA começaram a missão de retorno à Terra após uma volta antecipada devido a um problema de saúde. Fãs do BTS já estão acampando na Zona Sul de São Paulo para conseguir ingressos em uma loja, mas ainda não há data para o início das vendas nem o local do show.

O Resumão diário do g1 é produzido pelas equipes de vídeos e podcasts do site, apresentado pelo jornalista Márcio Rodrigues. Ele reúne as notícias mais importantes para você de segunda a sábado.

Sobre o Irã, a primeira execução de um manifestante foi marcada para amanhã. Erfan Soltani, 26 anos, foi preso em conexão com os protestos na cidade de Karaj na última quinta-feira (8). A ONU manifestou horror diante da repressão às manifestações no país do Oriente Médio que pedem o fim do regime dos aiatolás.

Em outras notícias, um grupo de ladrões invadiu uma loja em Itajaí, Santa Catarina, e fugiu pilotando mais de dez motos. A Polícia Militar informou que os suspeitos quebraram o vidro do estabelecimento durante a madrugada.

Um casal recém-casado foi encontrado morto dentro de casa, em Mato Grosso. No local, foram encontrados medicamentos relacionados a tratamentos para obesidade, ansiedade, transtornos do pânico, dependência de opioides e TDAH. A causa das mortes está sob investigação.

Esse é o resumo das principais notícias atualizadas nesta edição.

Créditos: g1

Modo Noturno