EUA suspendem vistos de imigrante para brasileiros a partir de 21 de janeiro
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, na quarta-feira (14 de janeiro de 2026), a suspensão da emissão de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil.
Essa medida, que começará a valer em 21 de janeiro, não afeta turistas, viajantes de negócios ou estudantes temporários, sendo mantido o processamento normal dos vistos classificados como não imigrante.
No entanto, os pedidos de visto para imigrante, que abrangem categorias relacionadas a trabalho e parentesco, estão suspensos por tempo indeterminado. A Embaixada dos EUA no Brasil confirmou essa informação ao Poder360.
O governo dos Estados Unidos declarou que a suspensão visa garantir que “novos imigrantes não extraiam riqueza do povo americano”.
De acordo com um comunicado no X, o Departamento de Estado suspenderá o processamento dos vistos de imigrante dos países cujos migrantes utilizam programas de assistência social financiados pela população americana em níveis considerados inaceitáveis.
Entre maio de 2024 e maio de 2025, os EUA emitiram 7.096 vistos permanentes para brasileiros.
Os vistos de imigrante destinam-se a estrangeiros que desejam residir permanentemente nos EUA, afetando categorias baseadas em relações familiares, trabalho patrocinado por empregador e outras modalidades.
Créditos: Poder360