EUA anunciam congelamento da emissão de vistos de imigrantes para 75 países
Na noite de quarta-feira (14), o governo dos Estados Unidos divulgou um comunicado explicando o funcionamento do congelamento na emissão de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil.
Conforme informado pelo Departamento de Estado, a emissão desses vistos será completamente suspensa a partir de 21 de janeiro. Essa medida tem como objetivo assegurar que os imigrantes que entraram nos EUA tenham capacidade financeira para seu sustento, evitando custos para os contribuintes americanos.
A suspensão abrange pessoas de 75 países.
Esclarecimentos importantes: A restrição aplica-se somente a vistos de imigrantes; vistos temporários como turismo, estudo ou negócios não são afetados. O Departamento de Estado afirmou que nenhum visto de imigrante já concedido foi revogado devido à medida, e questões relativas à entrada nos EUA são competência do Departamento de Segurança Interna.
Solicitantes dos países afetados continuam podendo enviar requerimentos para vistos e comparecer às entrevistas normalmente, com novas entrevistas sendo agendadas. Contudo, nenhum visto de imigrante será emitido durante o período da suspensão.
Indivíduos com dupla nacionalidade não terão impacto no processo de visto caso apresentem passaporte válido de um país que não esteja na lista dos afetados.
Créditos: g1