Moraes determina transferência de Bolsonaro para batalhão da PM-DF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o “Papudinha”, uma sala no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF). Neste local já estão o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. O apelido “Papudinha” se deve à proximidade com o Complexo Penitenciário da Papuda.
Desde novembro, Bolsonaro cumpria pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, após ser condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
O ministro também determinou que Bolsonaro seja submetido a um exame médico realizado por peritos da PF, que avaliarão seu estado clínico e a possível necessidade de transferência para o hospital penitenciário.
Após essa avaliação, Moraes decidirá sobre um pedido da defesa para conceder prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente, considerando questões de saúde.
Moraes ressaltou que o cumprimento da pena na Superintendência da PF respeitava a dignidade da pessoa humana e oferecia condições acima da média do sistema penitenciário brasileiro.
Entretanto, o ministro afirmou que a ausência de veracidade nas reclamações de Bolsonaro não impede sua transferência para uma Sala de Estado Maior com condições ainda melhores.
No batalhão da PM-DF, Bolsonaro terá, por exemplo, aumento do tempo de visitas familiares, liberdade para realizar banho de sol e exercícios em qualquer horário, além da instalação de aparelhos para fisioterapia, como esteira e bicicleta.
Créditos: O Globo