Política
06:06

Bolsonaro passará por perícia antes de Moraes analisar pedido de prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será submetido a uma perícia médica antes do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), avaliar o novo pedido de prisão domiciliar humanitária feito por sua defesa. Bolsonaro foi transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha.

Este será o quarto pedido de prisão domiciliar encaminhado pela defesa de Bolsonaro, com a última negativa ocorrida em 1º de janeiro pelo ministro Moraes.

Moraes determinou que Bolsonaro passe por uma junta médica da Polícia Federal para a perícia. Após essa avaliação, o ministro decidirá sobre o pedido, justificando que a perícia é necessária para possíveis adaptações que garantam o cumprimento da pena na Papudinha.

A cela de Bolsonaro na Papuda possui uma área total de 64,8 metros quadrados, sendo 54,7 metros quadrados de área coberta e 10 metros quadrados de área externa. A infraestrutura contempla banheiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala.

O ministro também estipulou que Bolsonaro terá assistência médica particular integral 24 horas por dia. Em caso de urgência hospitalar, a defesa deve comunicar a ida em até 24 horas. A Papuda é considerada uma penitenciária de segurança máxima.

Foram mantidas as autorizações para visitas da família ao ex-presidente, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filhos Carlos Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, Laura Firmo Bolsonaro e a enteada Leticia Marianna Firmo da Silva. As visitas ocorrem às quartas e quintas-feiras em três períodos: 8h às 10h, 11h às 13h ou 14h às 16h.

A decisão de Moraes ocorre após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Michelle Bolsonaro procurarem ministros para buscar a prisão domiciliar de Bolsonaro, com contatos realizados pelo governador e pela ex-primeira-dama.

O ministro ressaltou que as condições “absolutamente excepcionais e privilegiadas” não configuram uma “colônia de férias” no cumprimento da pena do ex-presidente.

Créditos: UOL

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno