Notícias
00:09

Chuva forte causa enchentes e desaparecimento de idosos em São Paulo

A chuva intensa que atingiu São Paulo na sexta-feira, 16, causou transbordamento de rios, enchentes e deixou pessoas ilhadas na capital.

Conforme informado pelos Bombeiros e a Defesa Civil, veículos foram arrastados por uma enxurrada na Avenida Carlos Caldeira Filho, em Capão Redondo, zona sul, incluindo um carro com um casal de idosos, de 67 e 68 anos, que estão desaparecidos.

Equipes de resgate buscaram as vítimas durante o dia, mas sem sucesso. A corporação informou que as buscas continuarão na manhã de sábado, 17.

Na mesma avenida, passageiros de um caminhão tiveram que se sentar no teto para escapar da enchente, enquanto ônibus próximos ao Terminal João Dias enfrentavam dificuldade para transitar em vias alagadas.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos, com regiões como Sapopemba, Guaianases e Campo Limpo em estado de alerta vermelho devido ao transbordamento de córregos.

A Defesa Civil emitiu alerta severo sobre tempestades na capital, mencionando a possibilidade de raios, ventos fortes e granizo por volta das 17h.

O Corpo de Bombeiros relatou que dois carros caíram em um córrego na Avenida Carlos Caldeira Filho, por volta das 18h. Um dos veículos, um HB20 branco, estava com Maria, 67 anos, e Marcos, 68 anos, a bordo. O filho do casal estava em contato com a corporação.

Uma equipe fez buscas margeando o Rio Pinheiros, mas não localizou o casal. O Renault Sandero vermelho, também arrastado, estava vazio e foi encontrado em uma galeria; seu proprietário foi localizado em boas condições.

Além disso, os Bombeiros registraram um possível afogamento na Rua Eliis Maas, na mesma região, envolvendo um homem que teria entrado na água para ajudar pessoas em um veículo submerso, mas a confirmação ainda não foi feita.

Até as 18h30, os Bombeiros receberam chamados para quedas de árvores, um desabamento e 29 ocorrências relacionadas a enchentes e alagamentos em diversas áreas, incluindo Vila Andrade, Capão Redondo e Morumbi.

No município de Mauá, um deslizamento atingiu o muro de uma casa no bairro Jardim Zaira, causando a interdição parcial do imóvel e a remoção dos moradores para local seguro, sem vítimas registradas.

Segundo o CGE, as chuvas ocorreram devido ao calor e alta umidade que provocaram precipitações de intensidade leve a forte, de forma lenta e isolada.

O tempo deverá permanecer instável nas próximas horas com áreas de chuva forte em cidades próximas que se aproximam da capital, principalmente pela zona norte.

O CGE alerta para risco de descargas elétricas, ventos fortes, alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta devido ao solo encharcado.

Créditos: Estadão

Modo Noturno