Estudante alcança nota 1000 na redação do Enem com referências a livros e filme
Caio Braga, um estudante de 18 anos de Recife (PE), conseguiu a nota máxima na redação do Enem 2025. Em seu texto, ele incluiu referências ao filme “Vitória”, baseado no livro “Dona Vitória Joana da Paz” do jornalista Fábio Gusmão, e ao livro “O Karaíba”, de Daniel Munduruku.
Caio descreveu o tema do Enem 2025, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, como “diferente”. No primeiro parágrafo, ele citou “O Karaíba”, que leu no ensino médio, trazendo a perspectiva dos povos originários. No segundo, abordou como envelhecer durante a era colonial era um privilégio excluso a algumas classes. No terceiro parágrafo, mencionou o filme “Vitória”, que mostra o idoso com protagonismo e autonomia.
O filme, dirigido por Andrucha Waddington, é baseado na história real revelada pelo EXTRA em 2005. A série “Janela Indiscreta” foi originada pelas denúncias de Joana da Paz, também conhecida como Dona Vitória, uma aposentada de Copacabana que filmava traficantes da janela de seu apartamento para ajudar a polícia. Sua identidade foi mantida em segredo até sua morte, em 2023, aos 97 anos. Fernanda Montenegro interpretou a personagem no cinema.
A série de reportagens foi criada pelo então repórter Fábio Gusmão, atualmente editor-executivo do EXTRA. A série gerou o livro “Dona Vitória da Paz”, lançado pela Editora Planeta, que serviu de inspiração para o filme “Vitória”.
Caio contou que levou de uma hora e meia a duas horas para escrever a redação e disse que começou pela redação antes de passar para as questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas. Ele mantém uma metodologia fixa para a prova.
Ele participou do Enem desde 2021, ainda no 9º ano do Ensino Fundamental. Foi aprovado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no 2º ano do ensino médio e atualmente cursa Ciência da Computação na mesma instituição.
Ao explicar por que continuou fazendo o Enem, Caio disse que oferecia uma mentoria para alunos interessados no exame, que foi descontinuada em 2026, e pretende seguir prestando o exame para compreender melhor e orientar outros candidatos.
Ele não planeja trocar de curso, mas considera usar a nota para tentar Medicina.
Caio afirmou que não estudou especificamente para a redação, mas que sua rotina como professor de mentoria ajudou no resultado, pois corrigia textos e dava orientações aos alunos.
Por fim, o estudante aconselhou que, para alcançar a nota máxima na redação, é necessário estudar com profundidade, priorizar a saúde mental, não se forçar a estudar quando não está bem, e manter organização e disciplina.
Créditos: extra globo