Lula é convidado por Trump para conselho de paz em Gaza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o chamado “conselho da paz” para Gaza. Até o momento, Lula ainda não confirmou se aceitará o convite.
No mesmo dia, o presidente argentino Javier Milei também confirmou ter sido convidado. Ele compartilhou a carta-convite nas redes sociais, afirmando que será “uma honra” participar da iniciativa conduzida por Trump e que conta com secretários como Marco Rubio e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
Outros membros convidados para o conselho são o empresário americano Marc Rowan e Robert Gabriel, assistente de Trump no Conselho de Segurança Nacional. O próprio presidente Trump liderará o órgão.
De acordo com a Casa Branca, o conselho da paz tratará temas como fortalecimento da governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, financiamento em larga escala e mobilização de capital.
Além disso, Trump nomeou o major-general Jasper Jeffers para comandar a Força Internacional de Estabilização (ISF) em Gaza. Essa força terá a missão de garantir a segurança no território palestino e treinar uma nova polícia para substituir o Hamas.
Créditos: g1 globo