Seguro e Ventura disputarão segundo turno nas eleições presidenciais de Portugal
António José Seguro e André Ventura vão competir no segundo turno da eleição presidencial em Portugal. Com 98% das urnas apuradas neste domingo (18), Seguro lidera com 30,87% dos votos, seguido por Ventura, que tem 23,79%.
Esta é a primeira vez em 40 anos que o país terá que realizar uma segunda votação para escolher o presidente.
O segundo turno está provisoriamente marcado para 8 de fevereiro.
Embora a presidência portuguesa seja majoritariamente cerimonial, o cargo possui poderes relevantes, como a possibilidade de dissolver o Parlamento, convocar eleições antecipadas e vetar leis.
António José Seguro, 63 anos, ex-líder do Partido Socialista, deixou a política após perder a liderança para António Costa em 2014. Ele anunciou sua candidatura à presidência em junho do ano passado.
Seguro é empresário nos setores de turismo, agricultura e alimentos. Possui licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa e mestrado em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa.
André Ventura, 42 anos, é fundador e líder do partido Chega. Ex-comentarista esportivo na TV, tornou seu partido a segunda maior força parlamentar em 2025, com uma plataforma focada em combate à corrupção e à imigração.
Analistas descrevem o Chega como o projeto de um homem só, referindo-se a Ventura, que concorre à presidência após ter declarado repetidas vezes seu desejo de ser primeiro-ministro.
Créditos: CNN Brasil