Internacional
03:04

Seguro e Ventura avançam para segundo turno na eleição presidencial em Portugal

António José Seguro, ex-ministro e ex-líder socialista, e André Ventura, ultradireitista, foram os dois candidatos mais votados nas eleições presidenciais de Portugal realizadas neste domingo. Eles disputarão o segundo turno no dia 8 de fevereiro.

Com 90,65% dos votos apurados do primeiro turno, Seguro liderava com 30,57%, seguido por Ventura com 24,72%.

O partido Chega, de Ventura, tem crescido rapidamente, tornando-se o segundo maior no parlamento português no ano anterior, apenas seis anos após sua fundação.

Mais de 11 milhões de eleitores portugueses puderam votar para escolher o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, que após dois mandatos, totalizando dez anos, não podia mais concorrer.

Além dos dois finalistas, nove outros candidatos participaram, mas nenhum obteve os mais de 50% dos votos necessários para vencer no primeiro turno, conforme pesquisas de boca de urna.

O vencedor substituirá Marcelo Rebelo de Sousa, que completou o limite de dois mandatos de cinco anos. O segundo turno decidido em 8 de fevereiro definirá quem cumprirá o próximo mandato presidencial de cinco anos, no “Palácio Rosa” às margens do rio em Lisboa.

Créditos: Jovem Pan

Modo Noturno