Inep reconhece inconsistência em dados do Enamed usados para cálculo da nota de medicina
Na noite desta segunda-feira (19), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), comunicou às instituições de ensino a identificação de uma inconsistência nos dados referentes ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), cuja nota foi divulgada no mesmo dia.
Segundo o ministério, “foi identificada uma inconsistência na base dos insumos disponíveis no Sistema e-MEC para as manifestações, decorrente da utilização de uma nota de corte diferente daquela estabelecida na nota técnica número 19/2025/CGAFM/DAES-INEP”.
Faculdades reclamaram que as pontuações baseadas nos dados fornecidos em dezembro pelo MEC são diferentes das notas apresentadas nesta segunda-feira, tendo estas último resultado em notas inferiores em relação ao cálculo anterior.
Além disso, houve uma redução no percentual de alunos considerados proficientes, definidos como aqueles que acertaram mais de 60% das questões.
Também foram relatadas queixas de faculdades com cursos recém-abertos, que ainda não têm alunos no último ano, mas que já receberam uma pontuação.
Alguns grupos educacionais informaram que as notas divulgadas hoje apresentaram uma diferença para baixo de um ponto.
Créditos: Valor