Notícias
00:11

Dois cursos de medicina em SC recebem nota 1 no Enamed e podem ser sancionados

Dois cursos de medicina da região Norte de Santa Catarina receberam o conceito 1, a nota mais baixa, no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). Os resultados foram divulgados na segunda-feira (19).

O exame foi aplicado aos estudantes que concluirão o curso em 2025. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as instituições que obtiverem conceito entre 1 e 2, com desempenho médio dos alunos abaixo de 60%, passarão por um Processo Administrativo de Supervisão, que poderá aplicar medidas cautelares progressivas.

Entre as sanções previstas estão a proibição de aumento de vagas, redução da oferta de vagas, suspensão do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e até a suspensão da entrada de novos alunos.

A Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul foi uma das que conseguiu conceito 1 em Santa Catarina. A instituição alegou que não vai comentar no momento devido a uma suposta divergência nos dados.

“Houve, em âmbito nacional, uma divergência entre os dados apresentados pelo Inep/MEC em dezembro do ano passado e os utilizados nesta divulgação nacional. Essa divergência pode alterar a situação de várias instituições. Por esse motivo, estamos temporariamente impossibilitados de emitir uma análise até que seja esclarecido o assunto”, afirmou a faculdade.

A outra instituição é a Universidade do Contestado, localizada em Mafra, no Planalto Norte catarinense. A reportagem entrou em contato com a universidade, que não respondeu até o fechamento da matéria.

Após a publicação oficial dos resultados no Diário Oficial da União, os cursos terão 30 dias para apresentar defesa ao Ministério da Educação antes que as penalidades sejam aplicadas. As medidas valerão até a próxima aplicação do Enamed, prevista para outubro de 2026.

Criado em abril de 2025 por portaria do Ministério da Educação, o Enamed é uma versão adaptada do Enade voltada exclusivamente para alunos de medicina no último ano. Tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino médico no país, sendo a participação obrigatória.

O resultado individual do exame pode ser usado para ingresso em programas de residência médica unificados pelo MEC, organizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, via Exame Nacional de Residência.

O exame consistiu em uma prova teórica com 100 questões de múltipla escolha, considerando nota satisfatória a partir de 60 pontos. No total, foram avaliados 351 cursos de medicina em todo o Brasil, dos quais 107 tiveram desempenho insatisfatório.

As informações são da Agência Brasil.

Créditos: ndmais

Modo Noturno