Internacional
03:04

Premier da Groenlândia alerta para possível ataque militar dos EUA

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, alertou nesta terça-feira (20/1) os habitantes da ilha sobre a possibilidade de um ataque dos Estados Unidos ao território autônomo que pertence ao Reino da Dinamarca. Em entrevista coletiva, o premiê pediu que os cidadãos comecem a se preparar para uma eventual invasão militar.

Nielsen afirmou: “O líder do outro lado (Donald Trump) deixou claro que essa possibilidade não está descartada. Portanto, devemos estar preparados para tudo”. Apesar disso, ele destacou que vê um conflito militar como improvável, mas não o descarta.

“Não é provável que haja um conflito militar, mas não podemos excluir essa possibilidade”, acrescentou. O premiê também ressaltou que a Groenlândia integra a aliança ocidental, a Otan, e que uma escalada maior no conflito teria consequências para o mundo inteiro.

Ele informou que panfletos serão preparados para orientar a população sobre como agir em caso de conflito armado.

Também na terça-feira, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, descartou a possibilidade de recuar sobre uma invasão e não negou a hipótese de tentar tomar o território pela força.

Créditos: Correio Braziliense

Modo Noturno