Notícias
12:06

Morre Constantino Junior, fundador da Gol, aos 57 anos

Constantino de Oliveira Júnior, empresário e fundador da GOL Linhas Aéreas, faleceu na manhã deste sábado (24/1) em São Paulo, aos 57 anos. Ele estava internado em um hospital da capital paulista e vinha enfrentando um tratamento contra o câncer há vários anos.

Apaixonado por viação e automobilismo, Constantino liderou a Gol desde sua criação, em 2001, até 2012. Nesse período, atuou como presidente executivo (CEO) e foi responsável por implantar no mercado aéreo nacional o modelo de “baixo custo, baixa tarifa”. Em 2004, integrou o conselho de administração da companhia, exercendo a presidência executiva até 2012, quando assumiu definitivamente a presidência do conselho. Em 2007, sob sua gestão, a Gol adquiriu a Varig.

Entre 1994 e 2000, antes de fundar a GOL, ele foi diretor da Comporte Participações, grupo que controla empresas de transporte terrestre de passageiros em diversas regiões do Brasil. Além disso, Constantino foi membro do conselho e um dos fundadores do Grupo ABRA, holding do setor aéreo.

Constantino também atuou como piloto de corrida, tendo conquistado o título da Copa Porsche. Ao longo da carreira, recebeu várias homenagens, entre elas os títulos de “Executivo de Valor” em 2001 e 2002 pelo jornal Valor Econômico, “Executivo Líder” do setor de logística em 2003, pela Gazeta Mercantil, e “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo em 2008, pela premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA.

Em nota, a GOL Linhas Aéreas expressou profundo pesar pela perda de seu fundador. Destacou que há 25 anos Constantino Júnior e a família Constantino iniciaram a trajetória da companhia, reconhecida pela excelência, inovação e compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

A empresa ressaltou o legado deixado, enfatizando a liderança, visão estratégica e o jeito simples e humano de Constantino, que marcaram profundamente a cultura da GOL. Os princípios estabelecidos por ele permanecem vivos na companhia e continuam a transformar a aviação no país.

Até o momento, não há informações sobre data e horário do velório.

Créditos: Correio Braziliense

Modo Noturno