Notícias
15:07

Homem morre após ser baleado em operação do ICE em Minneapolis

Um homem morreu na manhã deste sábado (24) em Minneapolis, Minnesota, depois de ser baleado por agentes federais de imigração dos Estados Unidos. O incidente ocorreu durante uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE).

De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, o agente efetuou “tiros defensivos” e o homem faleceu no local. Ainda segundo o órgão, o indivíduo teria se aproximado da patrulha de fronteira armado durante uma ação contra um estrangeiro em situação ilegal.

Testemunhas ouvidas pelo jornal local The Minnesota Star Tribune relataram que o homem foi atingido várias vezes no peito antes de ser encaminhado ao hospital.

O governador de Minnesota, Tim Walz, qualificou o ocorrido como mais um “ataque a tiros atroz” por parte dos agentes federais dos EUA, apenas duas semanas após um policial de imigração ter matado uma cidadã americana em Minneapolis.

O jornal publicou um vídeo feito por testemunhas dentro de um café, que mostra ao menos sete agentes tentando imobilizar o homem, derrubando-o ao chão, enquanto um deles efetua os disparos.

Uma ambulância deixou a área após testemunhas relatarem que manobras de reanimação cardiopulmonar estavam sendo feitas no homem. O Departamento de Segurança Interna informou à Fox News que o suspeito portava uma arma e dois carregadores.

Após relatos do novo tiroteio, moradores saíram às ruas para protestar contra a atuação dos agentes federais de imigração. Em nota, o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, reiterou seu posicionamento favorável à saída do ICE da cidade e do estado.

Minnesota vive um período de forte tensão devido à intensificação das operações do ICE. Em um episódio anterior, em 7 de janeiro, Renee Good, cidadã americana de 37 anos, foi morta a tiros por um agente do ICE, gerando um conflito aberto entre o governo Trump e o estado, cujos líderes políticos e grande parte da população apoiam majoritariamente o Partido Democrata.

O embate mais recente envolveu a detenção de pelo menos quatro crianças, uma delas usada como “isca” para capturar seus familiares, fato ocorrido em 20 de janeiro e divulgado em 22 de janeiro.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, defendeu rapidamente a ação do ICE, alinhado ao habitual apoio de Washington às operações da agência, inclusive após a morte de Renee Good, com apoio público do presidente Trump e outros membros da Casa Branca ao agente Jonathan Ross.

Na última sexta-feira (23), protestos contra a atuação truculenta do ICE reuniram a população de Minneapolis e de todo o estado, com o fechamento de mais de 700 estabelecimentos comerciais, culturais e restaurantes. Manifestações também aconteceram em outras cidades dos Estados Unidos.

Esta reportagem está em atualização.

Créditos: G1

Modo Noturno