Trump ameaça impor tarifa de 100% ao Canadá por acordo com China
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (24) que poderá aplicar uma tarifa de 100% sobre as importações canadenses para os EUA caso o Canadá finalize um acordo comercial com a China, após um pacto preliminar anunciado entre Ottawa e Pequim na semana passada.
Desde que Trump retornou à presidência há um ano, as relações entre os EUA e o Canadá têm enfrentado tensões, com disputas comerciais e a intenção expressa do presidente de anexar o Canadá como “o 51º estado” dos Estados Unidos.
Na semana passada, durante uma visita a Pequim, o primeiro-ministro canadense Mark Carney anunciou uma “nova parceria estratégica” com a China, que resultou em um “acordo comercial preliminar, mas histórico” visando a redução das tarifas.
Trump advertiu que haverão sérias consequências se este acordo seguir adiante. Em sua plataforma Truth Social, afirmou que, caso o Canadá se torne um “porto de descarga” para a China enviar mercadorias aos EUA, estará equivocado.
“Se o Canadá fechar um acordo com a China, será imediatamente sujeito a uma tarifa de 100% sobre todos os bens canadenses que entrarem nos Estados Unidos”, afirmou.
Nos últimos dias, os líderes intensificaram as trocas de declarações. Carney, em discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, na terça-feira, fez uma avaliação franca sobre o “colapso” da ordem global liderada pelos EUA, comentário interpretado como uma referência indireta à influência disruptiva de Trump no cenário internacional.
Em resposta, Trump cancelou o convite para Carney integrar seu “Conselho da Paz”, órgão criado pelo americano para mediar conflitos globais.
Créditos: Istoé Dinheiro