Notícias
00:04

Agentes federais matam americano em Minneapolis em operação do ICE

Policiais de imigração dos Estados Unidos mataram a tiros um cidadão americano em Minneapolis, no que é a segunda morte causada por agentes federais na cidade em pouco mais de duas semanas.

Vídeos divulgados na internet mostram o momento dos disparos. Em um deles, agentes da polícia de imigração com os rostos cobertos tentam imobilizar um homem no chão.

O homem resiste enquanto os agentes seguram suas pernas e o agridem repetidamente. Um agente se aproxima por trás e, ao se afastar, aparece com algo na mão que aparenta ser uma arma de fogo. Outro agente saca a arma e dispara várias vezes a queima-roupa, com ao menos dez tiros em cerca de cinco segundos. O corpo fica imóvel no chão.

Em outro vídeo, o homem está vivo momentos antes e filma os agentes com um celular. Os policiais usam spray contra ele e outra pessoa e se aproximam, havendo um empurrão e confusão. O vídeo mostra o momento dos disparos e a vítima caída no chão.

O chefe da polícia de Minneapolis informou que por volta das 9h do sábado recebeu notícia de um tiroteio envolvendo agentes federais. No local, as autoridades encontraram um homem com múltiplos ferimentos, que foi levado ao hospital, mas morreu. A vítima, um americano de 37 anos, morador de Minneapolis, tinha permissão para portar arma e não tinha histórico criminal.

O Departamento de Segurança Interna publicou um comunicado com a foto de uma arma que afirma ser da vítima. Segundo a pasta, os agentes realizavam uma operação focada na captura de um imigrante ilegal acusado de agressão violenta, quando um indivíduo se aproximou armado com uma pistola semiautomática. Ao tentarem desarmá-lo, ele resistiu violentamente. Temendo pela vida própria e de colegas, um agente disparou em legítima defesa.

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, pediu a retirada das tropas federais das ruas da cidade.

O governador de Minnesota, Tim Walz, afirmou ter conversado duas vezes com a Casa Branca no sábado, reiterando o pedido para que o governo federal retire os agentes.

O presidente americano Donald Trump criticou o prefeito e o governador, dizendo que eles não protegem os agentes de imigração e, por isso, estes devem se defender sozinhos. Trump também acusou ambos de incitar uma insurreição com retórica que chamou de perigosa e arrogante.

Na mesma semana, Trump reconheceu pela primeira vez em entrevista que agentes federais às vezes cometem erros, referindo-se à morte de uma americana, Renee Good, em Minneapolis no dia 7 de janeiro, até então justificada pelo governo como legítima defesa.

A morte de Renee Good provocou uma onda de protestos em Minneapolis. No dia 15 de janeiro, um imigrante venezuelano foi baleado na perna por um agente da polícia de imigração americana.

Na sexta-feira (23), dezenas de empresas em Minnesota fecharam em protesto contra a presença do ICE no estado, e milhares de pessoas foram às ruas pedir a retirada dos agentes. No sábado (24), os protestos continuaram.

Autoridades locais e estaduais atualizaram a situação no sábado. O prefeito confirmou ter convocado a Guarda Nacional para ajudar a proteger a cidade em meio aos protestos, solicitando que os manifestantes mantenham a paz. A morte ocorreu em uma região ao sul de Minneapolis com alta concentração de população somali, alvo recente de ataques do presidente Trump.

Mais cedo, o governador pediu à Casa Branca que as autoridades estaduais conduzam as investigações, mas a polícia estadual afirmou que agentes federais negaram acesso ao local do tiroteio e recusaram divulgar a identidade dos envolvidos.

Segundo imprensa local, o homem morto era Alex Pretti, enfermeiro do departamento de militares veteranos e reconhecido pelos colegas como uma pessoa que gostava de ajudar.

O presidente Trump foi informado continuamente sobre o caso durante o dia no escritório dele.

Esta ocorrência representa mais um episódio tenso envolvendo agentes do ICE em Minneapolis e a resposta local à presença federal na cidade continua despertando controvérsia.

Créditos: G1

Modo Noturno