Política
06:27

Assembleia do RN discute eleição indireta com votos abertos para governador

Assembleia do RN discute eleição indireta com votos abertos para governador

Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (3), um dos principais temas foi a possibilidade de o estado ter duas eleições para governador em 2026.

Caso a governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador Walter Alves (MDB) renunciem em abril para disputar cargos legislativos — intenção já confirmada por ambos — a Assembleia precisará eleger um novo governador e vice para um mandato-tampão até janeiro de 2027.

Essa eleição será indireta e abrange os votos dos 24 deputados estaduais. O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), declarou que o assunto ainda é uma conjectura, mas garantiu que a votação será aberta, sem segredo.

Em janeiro, Ezequiel consultou a procuradoria da Assembleia sobre o tema e afirmou que um projeto de lei com as diretrizes da eleição será elaborado, caso ela ocorra.

O presidente da Assembleia evitou confirmar se assumiria interinamente o governo em caso de dupla vacância, lembrando que é o terceiro na linha sucessória. Ele também apontou que a eleição pode ser conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ibanez Monteiro, presente na sessão, mas que não concedeu entrevistas.

O líder do governo, deputado Francisco do PT, indicou que o partido tem um pré-candidato para a eleição indireta: Carlos Eduardo Xavier, atual secretário de Fazenda, conhecido como Cadu, que também disputará as eleições de outubro.

Francisco ressaltou que a saída da governadora Fátima Bezerra ainda está sendo debatida no partido e destacou o compromisso e responsabilidade da governadora com o estado.

Já o líder da oposição, Tomba Farias (PL), afirmou que a possibilidade da eleição indireta é tema central nas discussões políticas, porém ainda há incertezas, inclusive sobre a renúncia do vice-governador. Caso ocorra a dupla vacância, defende que seja eleito um técnico, alguém de consenso e credibilidade, capaz de tomar medidas necessárias em um ano eleitoral.

Representando a governadora, o secretário de Fazenda Cadu Xavier confirmou sua pré-candidatura nas eleições de outubro, mas se colocou à disposição para disputar a eleição indireta, defendendo a continuidade das políticas do governo atual e o compromisso com o pagamento dos servidores.

O deputado Hermano Morais (PV), antigo apoiador do governo, confirmou que deve retornar ao MDB, partido do vice-governador, e que foi convidado para compor como vice na chapa do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), cuja pré-candidatura será oficializada em breve.

Créditos: g1 RN

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

Ler +
ALRN reinicia trabalhos sem mensagem anual da governadora
Política
terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

ALRN reinicia trabalhos sem mensagem anual da governadora

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno