Política
06:03

Partido Novo entra com ação contra samba-enredo exaltando Lula

Partido Novo entra com ação contra samba-enredo exaltando Lula

O partido Novo protocolou nesta terça-feira (10) uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido dos Trabalhadores e a escola de samba Acadêmicos de Niterói. A sigla alega que os representados estão praticando propaganda eleitoral antecipada devido ao samba-enredo escolhido para o Carnaval de 2026, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, e requer a aplicação de uma multa de R$ 9,65 milhões, valor que, segundo o Novo, representa o custo econômico total relacionado à ação.

Conforme o partido, o desfile excede os limites de uma mera homenagem cultural, funcionando como uma peça de pré-campanha ao vincular a trajetória política de Lula a elementos típicos de campanhas eleitorais.

Na ação, o Novo pede uma decisão urgente (tutela de urgência) para evitar o uso do samba-enredo no desfile e em eventos associados, além de proibir o uso de imagens e trechos em materiais de propaganda. O partido também solicita a remoção de conteúdos já publicados em plataformas digitais mencionadas na ação.

Créditos: Agora RN

Notícias relacionadas

Modo Noturno