Notícias
13:20

Café, carnes, ovos em alta? Veja o que vem por aí nos preços de alimentos

inflação de alimentos pode não repetir a disparada registrada no ano passado, considerando previsões mais moderadas de alguns economistas. No entanto, os preços de certos alimentos básicos — como é o caso do café, das carnes, dos ovos e dos alimentos in natura — devem pesar mais no bolso das famílias, especialmente na primeira metade do ano. Na quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao comentar sobre a alta dos preços de alimentos, falou para o consumidor desconfiar de preços reajustados de forma exagerada após o aumento do salário mínimo.

O principal “vilão” da inflação de alimentos será o café, segundo analistas. Parte do aumento será resultado de altas que já ocorreram na indústria, mas que ainda não chegaram na ponta. Outro fator é a estimativa é de uma safra um pouco menor neste ano, já que o solo ainda se recupera da estiagem que afetou a produção brasileira no Brasil, maior produtor mundial do grão, e estimulou o aumento de preços.

— Espero altas de 7,60% em janeiro, 5,21% em fevereiro e 5,46% em março. O consumidor vai ficar sentindo esse aumento no primeiro trimestre, diria que o segundo trimestre inteiro também. Depois disso, o aumento pode ser em torno de 3% e chamará menos atenção — explica Gabriel Pestana, analista econômico da Genial Investimentos.

o Globo

Foto: Victor Moriyama/Bloomberg

Modo Noturno