É verdade que o estresse e ansiedade afetam a saúde dos dentes?
Sim! De cara a resposta é essa.
O estresse e a ansiedade além das diversas alterações que podem ocasionar no nosso corpo, podem e afetam nossa saúde dentária e facial.
Mas como?
Você já sentiu dores de cabeça ao acordar? Cansaço nos músculos da face? Seus dentes “trincam”?
Todos esses podem ser sinais de que você está “descontando” o estresse e ansiedade nos seus dentes.
Obviamente nosso sistema muscular e articular facial está interligado também aos nossos hábitos, por exemplo, se você aperta os dentes enquanto dorme (ou até mesmo acordado) esse hábito está prejudicando sua articulação a qual chamamos de ATM, ela é uma articulação complexa que está próxima ao ouvido e você pode senti-la no movimento de abrir e fechar a boca. O fato é que quando estamos ansiosos ou estressados e nem percebemos, por vezes pressionamos nossos dentes de cima contra os de baixo, isso ocasiona uma tensão dos músculos da face e consequentemente sobrecarga nessa articulação.
Com esse hábito que parece “simples” e passa despercebido na maioria das vezes, explicamos as dores de cabeça ao acordar (sua musculatura não relaxou enquanto você dormia), dentes trincados ocasionando sensibilidade, cansaço na face, entre outros problemas, ou seja, tudo está interligado.
A primeira dica que eu posso te dar se você se identificou com esse texto é: desencoste os seus dentes! Com isso sua musculatura não fica tensionada e outra informação importante é que nosso dentes só devem encostar-se na hora da mastigação e deglutição dos alimentos, fora disso é tensão desnecessária.
A segunda dica é: procure um cirurgião dentista que esteja apto a tratar casos de bruxismo/apertamento, pois cada caso é único e seu tratamento é multifatorial.
Você nem imaginava que o estresse e a ansiedade também é o vilão dos seu sorriso, né? Cuide-se. O custo do cuidado será sempre menor que o reparo.
Por: Dra. Rafaely Diniz / Especialista em Ortodontia – Aperfeiçoamento em resinas e laminados cerâmicos