Economia
00:46

Aeroporto de Natal tem alta de 3,6% no fluxo de passageiros no 1º semestre

O Aeroporto Internacional de Natal encerrou o primeiro semestre de 2025 com crescimento de 3,6% no fluxo de passageiros, alcançando 1.190.636 viajantes transportados, segundo dados da Zurich Airport Brasil. O número representa um avanço em relação aos 1.147.528 registrados no mesmo período do ano passado. Com o número positivo, representantes do trade turístico potiguar enxergam potencial de expansão mais robusto com a chegada de novos voos internacionais e a intensificação das operações domésticas previstas para o fim do ano.


O terminal, localizado em São Gonçalo do Amarante, registrou liderança da Gol Linhas Aéreas no mercado doméstico, com 423 mil passageiros, seguida pela Latam, com 409 mil, e a Azul, com 300 mil. No segmento internacional, a TAP Air Portugal manteve sua participação com a rota entre Natal e Lisboa, responsável por 36 mil viajantes no período. A partir de 30 de dezembro, o aeroporto contará ainda com operação regular da JetSMART, companhia chilena de baixo custo que ligará Natal a Buenos Aires em voo diário direto.


Para o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Raoni Fernandes, o crescimento deve ser comemorado em conjunto com outros indicadores. “O fluxo de passageiros é importante, mas mais que isso é a qualidade desse passageiro. Nós crescemos também em faturamento. Isso significa dizer que temos feito um trabalho de inteligência de buscar um turista que tem mais capacidade de diversificar a sua experiência e aumentar a quantidade de noites no destino”, disse ele.


No balanço da Emprotur, a expectativa para o segundo semestre de 2025 está concentrada no mercado nacional, com destaque para a retomada da rota direta Brasília-Natal pela Latam e a chegada de voos diários de Congonhas pela Azul a partir de dezembro. No total, o turismo do Rio Grande do Norte faturou R$ 655 milhões de janeiro a maio de 2025, o que representa um aumento de 7,5% em relação aos R$ 609 milhões registrados no mesmo período do ano passado.


Já a secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, avalia que o resultado é fruto de um conjunto de esforços integrados. “Intensificamos a participação em feiras nacionais e internacionais, ampliamos campanhas de divulgação em mercados estratégicos e trabalhamos ativamente junto às companhias aéreas para garantir mais frequências e rotas. Além disso, o turismo no Rio Grande do Norte tem se beneficiado de investimentos em infraestrutura e de uma agenda de eventos que atraem visitantes o ano todo”, destacou. “Buscamos diversificar nossos mercados, sempre alinhados a uma política de promoção contínua do estado”, completa a secretária.


Para o secretário municipal de Turismo de Natal, Sanclair Solon, o desempenho do terminal reflete a consolidação da cidade como destino competitivo. “Natal conseguiu ampliar sua participação no fluxo turístico, o que demonstra que nossas estratégias estão surtindo efeito. Esse avanço representa não apenas mais visitantes, mas também mais movimentação econômica em setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços”, disse.


Já para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Edmar Gadelha, considera que o movimento registrado já traz reflexos para a rede hoteleira. “O crescimento no fluxo de passageiros no primeiro semestre de 2025 é um indicador positivo da retomada do turismo no RN, alinhado à recuperação do setor aéreo. Esse aumento já reflete, ainda que moderadamente, na ocupação hoteleira, especialmente em Natal e no litoral, mas há potencial para ampliação”, afirma.


Segundo a avaliação do setor hoteleiro, o alinhamento entre poder público, iniciativa privada e companhias aéreas será determinante para consolidar a tendência de crescimento. Atração de novas rotas, promoção turística em mercados estratégicos e investimentos em infraestrutura estão entre os pontos considerados centrais para ampliar a competitividade do destino.


O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (ABAV-RN), Luis Leite, destaca que o movimento também tem efeito sobre o mercado de pacotes turísticos. “O crescimento de 3,6% tem sim um grande significado para as agências de viagens receptivas e emissivas. Ainda tem muito que evoluir, mas já se nota que Natal é um destino bem procurado principalmente pelas regiões Sudeste e Sul do Brasil”, avalia Luis Leite.


Para o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio RN, George Costa, o saldo é positivo. “Todo o crescimento ele é muito bem-vindo. Apesar do número ter sido baixo, ele foi positivo e isso é bom. A movimentação aérea traz não só turistas, mas também uma sinalização de movimentação econômica do estado”, aponta.

Reforço na malha aérea

A Azul Linhas Aéreas anunciou a operação de 258 voos extras para Natal entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, uma alta de 77% em relação à última temporada. A rota Congonhas–Natal passará de um para oito voos semanais, enquanto cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Uberlândia terão duas frequências semanais. A ligação com Recife subirá para 42 voos semanais, e Confins e Campinas contarão com 26 e 16, respectivamente.


Essa alta temporada também deve refletir na Azul Viagens, operadora de turismo da companhia. A oferta de voos dedicados a Natal crescerá 69%, de 16 para 27. De janeiro a julho, a operadora levou 64 mil turistas à capital, 23% a mais que em 2024. O aumento também foi registrado na oferta de assentos: 32,5 mil lugares disponibilizados em 2025, contra 17,5 mil no ano anterior.

Turismo internacional cresce 54,4% no RN

No turismo internacional, o estado registrou aumento de 54,4% no primeiro quadrimestre de 2025, superando a média nacional de 51%, segundo dados da Embratur. Foram 35,4 mil turistas estrangeiros de janeiro a abril, número superior ao total recebido entre janeiro e agosto de 2024. A Argentina segue como principal emissor, com crescimento de 128,4% no período, mas outros mercados também avançaram, como Portugal (10%), Chile (17%), Itália (19,7%), Espanha (26%), França (9,6%) e Estados Unidos (3,5%).


Na prática, explica a Setur/RN, cada novo voo impacta diretamente indicadores como ocupação hoteleira, arrecadação de impostos e geração de empregos. O governo ressalta que a estratégia de diversificação de mercados, especialmente voltada à América do Sul e à Europa, tem sido fundamental para consolidar o Rio Grande do Norte como destino competitivo e atrativo para turistas nacionais e estrangeiros.


Uma das novidades, neste ano, será a chegada da JetSMART, que iniciará em 30 de dezembro um voo diário e inédito entre Natal e Buenos Aires. A companhia, que já atua em outros países da América do Sul, passa a conectar o Aeroporto de Ezeiza ao terminal potiguar com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 186 passageiros. As passagens começaram a ser vendidas no dia 5 deste mês, reforçando a expectativa do governo de encerrar 2025 com incremento acima da média nacional. Atualmente, a Gol mantém apenas uma frequência semanal para a capital argentina.


Esse avanço tem reflexos diretos na economia do Rio Grande do Norte.

Números:

35,4 mil – turistas estrangeiros chegaram ao estado no período de janeiro
a abril deste ano

21 mil – turistas vieram da Argentina, que segue como principal emissor com alta de 128,4%

Fonte: Tribuna do Norte

Modo Noturno