Cultura
14:32

O Agente Secreto é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, cujo vencedor em 2025 foi “Ainda Estou Aqui”.

A Academia Brasileira de Cinema anunciou a escolha nesta segunda-feira, 15 de setembro de 2025. A cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março de 2026 e o filme estreia no Brasil em 6 de novembro.

A indicação do Brasil não garante automaticamente a presença do filme na lista final, pois ele ainda competirá com produções de outros países por uma das cinco indicações.

Ambientado na década de 1970, o longa conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna ao Recife para reencontrar seu filho mais novo, enfrentando riscos durante a ditadura militar.

O filme tem recebido elogios internacionais. O jornal inglês The Guardian o definiu como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”.

A revista americana Hollywood Reporter considerou o filme “magistral” e destacou o retorno brilhante de Wagner Moura ao cinema brasileiro, afirmando que Kleber Mendonça Filho transforma o ator em uma estrela cinematográfica.

O site The Playlist também atribuiu nota máxima, chamando o drama criminal de “belíssimo” e classificando-o como uma “obra-prima” do diretor, o projeto mais ambicioso da sua carreira até então.

Cada país interessado em concorrer deve inscrever um longa-metragem com mais de 40 minutos, produzido fora dos Estados Unidos e com mais da metade do áudio original em língua não inglesa, conforme regras do Oscar.

A seleção deve ser feita por um comitê nacional especializado, que deve incluir pelo menos metade de seus membros com experiência artística ou técnica no cinema. Os filmes inscritos não podem ter sido exibidos anteriormente na televisão ou em plataformas de streaming antes do lançamento comercial, realizado em salas de cinema por pelo menos sete dias consecutivos.

Após a escolha, o comitê inscreve o filme junto à Academia organizadora do Oscar, que realiza a votação para definir as indicações, em duas fases.

Na primeira etapa, todos os membros da Academia são convidados a assistir aos filmes elegíveis e precisam cumprir um número mínimo de visualizações para votar. Além do aspecto artístico, é essencial que o filme tenha uma boa estratégia de divulgação internacional para garantir visibilidade e interesse entre os votantes.

Os membros escolhem até 15 filmes, que avançam para a próxima etapa. A lista dos finalistas é divulgada em dezembro.

Na segunda fase, os membros assistem aos 15 filmes indicados e votam para definir os cinco finalistas da categoria de Melhor Filme Internacional, que concorrem ao prêmio na cerimônia do Oscar.

No Festival de Cinema de Cannes em maio de 2025, Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Ator em nome de Wagner Moura pelo longa “O Agente Secreto”.

Créditos: g1

Modo Noturno