Advogado comemora não cassação do mandato do deputado Glauber Braga
O advogado Augusto de Arruda Botelho utilizou seu perfil no X na quinta-feira (11 de dezembro de 2025) para celebrar a decisão que manteve o mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). Botelho faz parte da defesa de Luiz Antonio Bull, diretor de Riscos, Compliance, RH, Operações e Tecnologia do Banco Master, cuja prisão em uma operação que investiga uma fraude de R$ 12 bilhões foi revogada no final de novembro.
Augusto de Arruda Botelho viajou com o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), para Lima em um jatinho particular. O motivo da viagem foi assistir à final da Libertadores, vencida pelo Flamengo, embora ambos torçam pelo Palmeiras, time derrotado por 1 a 0 na partida decisiva.
Na quarta-feira (10 de dezembro de 2025), a Câmara dos Deputados votou sobre a cassação do mandato de Glauber Braga. O Psol pediu, via destaque, que fosse analisada a suspensão do mandato por seis meses, em vez da cassação. A votação na Casa resultou na suspensão do deputado com 318 votos favoráveis e 141 contrários.
A suspensão foi aplicada após Glauber agredir o youtuber Gabriel Costenaro, do Movimento Brasil Livre (MBL). Braga declarou ter reagido a uma provocação, sentindo-se intimidado pelo ativista. Gabriel afirmou que foi abordado por Glauber enquanto almoçava e acabou expulso aos pontapés da Câmara dos Deputados.
A votação contou com posicionamentos variados dos partidos sobre a suspensão do deputado.
Créditos: Poder360