Ahmed al Ahmed, que desarmou terrorista em Sydney, recebe apoio internacional
Ahmed al Ahmed, de 43 anos, apareceu pela primeira vez em foto divulgada após cirurgia feita nesta segunda-feira, dia 15. Ele é o homem que desarmou um dos responsáveis pelo ataque em Bondi, Sydney, na Austrália. A imagem foi publicada nas redes sociais de Chris Minns, governador de Nova Gales do Sul, que visitou Ahmed no hospital onde ele se recupera.
No domingo, dia 14, um atentado durante uma celebração judaica de Hannukah causou a morte de 16 pessoas e deixou cerca de 40 feridos. O ataque foi realizado por um pai e um filho; um dos autores foi morto pela polícia e o outro está internado em estado crítico. A polícia australiana investiga o ocorrido em Bondi.
Ahmed, comerciante sírio que vive na Austrália desde 2006 e possui cidadania australiana, enfrentou um dos atiradores, conseguindo desarmá-lo apesar de ter sido ferido em um braço e em uma mão. Autoridades e a comunidade internacional reconheceram seu ato como heroico.
Segundo o primo de Ahmed, Jozay Alkanj, ele ainda passará por mais procedimentos médicos, mas sua recuperação após a cirurgia é boa. O governador Chris Minns declarou: “Ahmed é um herói da vida real”.
Minns afirmou no X que “na noite passada, a coragem incrível dele salvou inúmeras vidas ao desarmar um terrorista, correndo enorme risco pessoal”. Ele também disse que foi uma honra visitá-lo e transmitir o agradecimento da população de toda Nova Gales do Sul, ressaltando que mais vidas teriam sido perdidas sem a atitude altruísta de Ahmed.
O governador também já havia chamado Ahmed de “herói genuíno”. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a ação, chamando Ahmed de “uma pessoa muito, muito corajosa”.
A sociedade australiana e a comunidade internacional consideram Ahmed um herói. Um bilionário dos EUA fez uma doação, e uma campanha online arrecadou mais de 1,3 milhão de dólares australianos, o equivalente a cerca de 4,7 milhões de reais.
O pai de Ahmed, Mohamed Fateh al Ahmed, declarou à ABC News que o filho “é um herói”, destacando que ele já serviu na polícia e tem vocação para proteger as pessoas.
Créditos: Revista Oeste