Economia
18:07

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias e pode postergar para 2026

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou o cancelamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicada por Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina e a votação estavam previstas para 10 de dezembro.

Alcolumbre comunicou a senadores que a sabatina pode ser adiada para depois das eleições de 2026. Ele justificou a decisão pela demora do governo federal em enviar ao Senado a mensagem formalizando a indicação, o que gerou incertezas jurídicas para a realização da sabatina dentro do cronograma.

Aliados do presidente do Senado afirmaram que a ausência da mensagem irritou o comando da Casa, pois foi interpretada como uma manobra do Planalto para dar mais tempo a Messias para articular sua aprovação.

Segundo Alcolumbre, a demora do governo Lula para formalizar a indicação foi considerada “grave e sem precedentes”.

Sem o envio da mensagem oficial pelo Planalto, o Senado não consegue iniciar a análise da indicação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nem avançar para a votação no plenário, conforme prazo inicialmente anunciado por Alcolumbre e o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA).

O fato representa um agravamento nas relações entre o governo Lula e o Senado Federal.

Créditos: g1

Modo Noturno