Notícias
21:06

Alerta de calor extremo no Brasil termina com chuvas no início de 2026

A onda de calor que gerou um alerta vermelho em várias regiões do Brasil deve começar a diminuir com a chegada de 2026. Pancadas de chuva em quase todo o país vão contribuir para a redução das temperaturas elevadas, mas o clima quente, característico do verão brasileiro, continuará presente.

O alerta vermelho, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segue válido até as 18h do dia 29 e abrange o estado inteiro de São Paulo e Rio de Janeiro, além de partes de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Este alerta foi emitido porque as temperaturas nessas áreas estão cerca de 5°C acima da média durante mais de cinco dias consecutivos.

O Inmet destaca o risco à saúde devido ao calor, recomendando que os moradores mantenham hidratação, usem roupas leves e evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários de maior sol.

Na região Sudeste, uma frente fria está prevista para os últimos dois dias do ano, trazendo chuvas que prometem amenizar o calor já no início de 2026, segundo a agência meteorológica MetSul.

Na capital paulista, as temperaturas máximas devem ficar abaixo dos 30°C a partir de quarta-feira (31), com máximas em torno de 29°C até sexta-feira (2). A previsão indica ainda uma semana de temperaturas amenas entre 22°C e 25°C.

No Rio de Janeiro, o calor intenso deve continuar até a primeira semana de 2026, com máximas em torno de 35°C até 1º de janeiro. Após esse período, a chegada de nebulosidade e chuvas frequentes deve amenizar o clima, conforme a MetSul.

Nas demais regiões do país, o clima deve permanecer dentro do esperado para a estação. Na região Centro-Oeste, as máximas rondarão os 30°C. No Sul, uma nova frente fria pode provocar chuvas de intensidade fraca a moderada. No Norte, pancadas de chuva são esperadas, com chuva frequente e volumosa no Amapá devido à influência da Zona de Convergência Intertropical, segundo o Climatempo.

A região Nordeste será a menos afetada pelas chuvas na virada do ano, mantendo temperaturas elevadas e calor intenso. Até a noite de 28 de dezembro, vigora um alerta de baixa umidade no sertão nordestino, aponta o Climatempo.

Créditos: Valor

Modo Noturno