Política
07:33

Allyson Bezerra confirma pré-candidatura ao governo do RN em 2026

Allyson Bezerra confirma pré-candidatura ao governo do RN em 2026

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), confirmou neste sábado (7) que será pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte.

A confirmação foi feita durante uma entrevista coletiva em Natal, evento que reuniu partidos que devem compor a sua coligação.

Allyson se junta a outros dois pré-candidatos já anunciados: o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e o atual secretário de Fazenda do Estado, Carlos Eduardo Xavier, conhecido como Cadu (PT).

Allyson justificou sua candidatura destacando seu propósito de dialogar com a população e buscar soluções para os problemas do Estado. “Não queremos apenas discutir os problemas, mas apresentar soluções para o Rio Grande do Norte”, afirmou o prefeito.

Allyson Bezerra, 33 anos, é engenheiro civil, servidor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e está no segundo mandato como prefeito de Mossoró, a segunda maior cidade do estado. Ele também já foi deputado estadual.

Ele se fortaleceu para o governo ao ser reeleito prefeito em 2024 com mais de 78% dos votos. Seu pré-candidato a vice é o deputado estadual Hermano Morais, que anunciou mudança do PV para o MDB.

Na última semana, Allyson foi alvo de uma operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União que investiga suposto desvio de recursos federais na compra de medicamentos em municípios potiguares. Em sua residência, foram apreendidos aparelhos eletrônicos. O prefeito negou quaisquer irregularidades.

O segundo pré-candidato, Álvaro Dias, possui 66 anos, é médico e já foi deputado estadual e prefeito de Natal. Ele assumiu a prefeitura em 2018 após a renúncia do então prefeito Carlos Eduardo e foi reeleito em 2020 com 56,58% dos votos.

Álvaro Dias foi confirmado pré-candidato pelo grupo de direita ligado ao bolsonarismo após o senador Rogério Marinho desistir da corrida para apoiar Flávio Bolsonaro. Seu pré-candidato a vice é Babá Pereira (PL), presidente da Federação dos Municípios do RN.

Em 2024, Álvaro apoiou a eleição de Paulinho Freire (União Brasil) para a prefeitura de Natal, que é aliado de Allyson, embora Paulinho tenha manifestado apoio a Álvaro. Durante aquela campanha, ambos foram alvo de processo do Ministério Público por suspeita de abuso de poder.

O terceiro pré-candidato é Carlos Eduardo Xavier (Cadu), 46 anos, engenheiro de computação, auditor fiscal do RN e atual secretário estadual de Fazenda. Ele representa o grupo governista para a sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT).

Confirmado em janeiro, Cadu é o único dos três a declarar a possibilidade de concorrer também como governador interino numa eventual eleição indireta na Assembleia Legislativa, caso a governadora e o vice renunciem aos cargos.

Até o momento, o PT não confirmou nenhum nome para vice na chapa de Cadu.

Esses três pré-candidatos já estão na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte em 2026.

Créditos: g1 RN

Notícias relacionadas

Modo Noturno