ALRN faz palestra sobre educação financeira e previdenciária
Nesta sexta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas e em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon-RN), promoveu a palestra “Educação Financeira, Empreendedora e Previdência”. O evento, realizado no auditório Cortez Pereira, teve como objetivo conscientizar e capacitar servidores ativos e aposentados sobre a importância de uma gestão financeira equilibrada e previdente.
A iniciativa faz parte das comemorações pelo Mês do Economista, celebrado em 13 de agosto, e reforça o compromisso da Assembleia Legislativa em oferecer ações que contribuam para o bem-estar dos seus servidores. A palestra contou com a participação de dois especialistas: Ricardo Valério, superintendente do Corecon-RN, e Hélder Cavalcanti, presidente do Corecon-RN.
Durante o evento, Ricardo Valério destacou a importância de cultivar uma cultura de educação financeira. “Educação financeira é uma cultura. Enquanto a gente não pensa no nosso futuro, estamos cometendo um erro”, afirmou Valério, ressaltando a necessidade de planejar a longo prazo para garantir segurança financeira.
Hélder Cavalcanti, por sua vez, enfatizou a importância de adquirir esse conhecimento ao longo da carreira. “Falta educação financeira, desde o início da vida das pessoas. Esse conhecimento, esse cuidado, que sempre sinalizamos como um cuidado para a gestão dos seus recursos financeiros, é essencial. A previdência é uma recomendação que fazemos porque é fundamental, é o terceiro tempo da vida. É o momento que precisamos ter uma reserva financeira para garantir qualidade de vida”, disse Cavalcanti.
A servidora e psicóloga Eliada Rodrigues também destacou a relevância do tema abordado. “É muito importante a conscientização tanto dos servidores quanto dos brasileiros em geral sobre o consumo consciente. Muitas pessoas hoje têm um consumo descontrolado por conta das grandes ofertas, e não pensam no futuro. Uma palestra como essa conscientiza os servidores a replicarem esse conhecimento dentro de casa e com amigos, para que o dinheiro de hoje seja valioso também no futuro”, comentou Eliada.