Notícias
15:08

Aneel envia técnicos para investigar apagão nacional causado por incêndio no PR

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta terça-feira (14) que enviará técnicos ao Paraná para investigar o apagão que afetou todos os estados do Brasil e o Distrito Federal na madrugada anterior.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o provável motivo da interrupção foi um incêndio na subestação Bateias, localizada no Paraná.

A Aneel comunicou que fará uma inspeção in loco na subestação afetada ainda hoje para apurar as causas do ocorrido, além de instaurar processos de fiscalização para determinar a responsabilidade dos envolvidos.

O evento começou às 0h32 e atingiu estados de todas as regiões integradas ao Sistema Interligado Nacional. A agência também já enviou ofícios às empresas responsáveis para solicitar esclarecimentos.

O restabelecimento do fornecimento ocorreu em cerca de 1h30 após a queda em grande parte do país, e em até 2h30 todo o sistema já estava operando normalmente.

Relatos à Folha indicam que o fogo atingiu o reator da subestação da Eletrobras, cuja causa ainda será investigada. Essa situação gerou uma reação em cadeia que afetou todo o sistema.

A apuração das causas do incêndio será detalhada, de forma semelhante a análises em problemas mecânicos de aviões, desmontando o componente para identificar possíveis falhas.

Outro ponto a ser esclarecido é por que um problema relativamente simples, como um incêndio localizado, não foi contido pelos equipamentos, que poderiam, por exemplo, limitar a pane a parte da subestação ao invés de toda a instalação.

A queda da subestação provocou um desequilíbrio energético que se espalhou pelo sistema nacional. Fontes preliminares descartam a hipótese de sabotagem.

Representantes do governo reafirmam que a origem do apagão foi um problema pontual de equipamento, sem relação com descompassos entre oferta e demanda de energia.

Créditos: Folha de S.Paulo

Modo Noturno