Saúde
14:04

Anvisa determina apreensão de lotes falsificados de medicamentos Mounjaro e Opdivo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira (4), a apreensão de dois lotes falsificados de medicamentos utilizados em tratamentos de saúde. A decisão inclui o Mounjaro, indicado para diabetes tipo 2 e estudado para obesidade, e o Opdivo, usado no combate a diferentes tipos de câncer.

Segundo a agência, está proibida a venda, distribuição e uso do lote 082024 do Mounjaro. A medida foi tomada após a farmacêutica Eli Lilly, fabricante do medicamento, informar que não produziu o referido lote, o que caracteriza falsificação.

O mesmo ocorre com o lote ACS1603 do Opdivo. A Bristol-Myers Squibb, responsável pelo remédio, comunicou à Anvisa que o produto não foi fabricado pela empresa. Diante disso, a comercialização e o uso também estão terminantemente proibidos.

Riscos à saúde

A Anvisa reforçou que, por se tratarem de produtos falsificados, não há nenhuma garantia sobre conteúdo, origem ou qualidade.

“Por isso, não devem ser usados em nenhuma hipótese”, alertou o órgão regulador.

Denúncias

Quem identificar ou tiver contato com os lotes falsos deve entrar em contato com a Anvisa pelos canais de atendimento oficiais.

Modo Noturno