Notícias
15:09

Apagão causa queda de energia em 740 mil casas na região de Itapetininga

Um apagão ocorrido na madrugada de terça-feira (14) afetou o fornecimento de energia elétrica em parte da região de Itapetininga (SP).

As distribuidoras comunicaram que o serviço foi normalizado e o fornecimento já está restabelecido.

Segundo o governo federal, a falha aconteceu devido a um incêndio em uma subestação no Paraná, mas ainda não foi esclarecido o que provocou o fogo.

O grupo CPFL Energia informou que o problema se deu por uma instabilidade no Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Aproximadamente 740 mil clientes de três distribuidoras em São Paulo tiveram o fornecimento interrompido temporariamente.

O SIN cobre quase todo o Brasil e é responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país, incluindo usinas, subestações e linhas de distribuição, sob coordenação do ONS.

A Neoenergia Elektro, concessionária da região, indicou que a interrupção afetou as 223 cidades atendidas no estado. A retomada do serviço foi gradual, conforme autorização do ONS.

Bairros de Cesário Lange, Cerquilho, Tatuí, Tietê e Itapeva também tiveram falta de energia nessa madrugada.

Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já tinham a energia normalizada, e às 1h15 todos os demais consumidores receberam o restabelecimento, após liberação do ONS.

Em nota, o ONS esclareceu que o incêndio atingiu um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, às 0h32, causando falha no SIN e uma queda de cerca de 10 mil megawatts de carga.

A falha desligou a subestação de 500 kV e suspendeu a conexão entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, sendo que o Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste no momento. Para proteger o sistema, ocorreram cortes automáticos de energia.

O restabelecimento teve início logo após o incidente, com normalização completa em até 1h30 para as regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste, e por volta de 2h30 no Sul.

Uma reunião com os principais agentes do setor está marcada para esta terça-feira para analisar o incidente, e o relatório técnico preliminar está previsto para ser concluído até sexta-feira (17).

Créditos: g1

Modo Noturno