Notícias
06:05

Ataque em escola no Canadá deixa 9 mortos e 25 feridos

Ataque em escola no Canadá deixa 9 mortos e 25 feridos

Um ataque em uma escola de Tumbler Ridge, Canadá, resultou em nove mortes e 25 feridos nesta terça-feira (10). A atiradora também morreu, segundo informou a rede estatal CBC.

O episódio ocorreu por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília) na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos. A escola está situada em uma cidade com pouco mais de 2 mil habitantes na Colúmbia Britânica.

De acordo com a polícia, seis vítimas foram encontradas mortas dentro da escola. Outras duas morreram em uma residência que teria ligação com o ataque. Uma nona vítima morreu a caminho do hospital.

Os feridos foram encaminhados para uma unidade de saúde regional. As identidades e idades das vítimas não foram divulgadas.

A polícia confirmou que a agressora correspondia à descrição enviada em um alerta emitido anteriormente, que indicava uma mulher de vestido e cabelos castanhos.

Em coletiva, as autoridades locais não informaram se a atiradora é maior de idade nem quantas das vítimas fatais eram crianças.

A ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, comentou o ocorrido nas redes sociais.

Até o último momento de atualização, não foram divulgados mais detalhes sobre o caso.

Em entrevista à rádio CBC, Darian Quist, aluno do último ano, relatou que entrou na sala às 13h30, quando o alarme soou, orientando bloqueio das portas. Ele e colegas mantiveram as portas trancadas por mais de duas horas até a chegada da polícia, que escoltou os estudantes para fora.

Após a evacuação, Darian se encontrou com a mãe no centro comunitário próximo. A mãe contou que estava no trabalho e acompanhou pelo telefone enquanto via o movimento intenso da Polícia Montada, bombeiros e ambulâncias no local.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, manifestou-se devastado com a notícia e cancelou uma viagem para a Conferência de Segurança de Munique.

Diversos líderes políticos do país, como o premiê de Saskatchewan Scott Moe, o premiê de Quebec François Legault e o líder do Partido Conservador Pierre Poilievre, também expressaram suas condolências e sofrimento diante do ataque.

Créditos: g1

Modo Noturno