Bloqueios atmosféricos dificultaram chuvas em março no RN, explica Gilmar Bristot
O meteorologista Gilmar Bristot explicou, em entrevista à Rádio 95 FM, que os bloqueios atmosféricos prejudicaram a formação de chuvas durante o mês de março no Rio Grande do Norte. Esse fenômeno provocou um veranico inesperado na região Nordeste, dificultando o regime normal de precipitações.
Com a chegada de abril, no entanto, Bristot afirmou que as condições meteorológicas estão mais favoráveis para a ocorrência de chuvas. Segundo ele, o bloqueio atmosférico que impediu a formação de nuvens carregadas começa a perder força, permitindo que as chuvas voltem ao padrão esperado para a época.
Para os meses de maio e junho, a previsão indica chuvas dentro da normalidade, o que traz um alívio para os agricultores e população que dependem das precipitações para o abastecimento de água e a produção agrícola no estado.
Os bloqueios atmosféricos ocorrem quando massas de ar impedem a passagem de sistemas meteorológicos que trariam chuvas, resultando em estiagens inesperadas. Esse fenômeno pode ser influenciado por fatores como o aquecimento dos oceanos e padrões de circulação atmosférica global.
A população do Rio Grande do Norte segue acompanhando as previsões meteorológicas com atenção, especialmente os agricultores e setores que dependem diretamente do regime de chuvas para suas atividades.