Bolsonaro escolhe Flávio para disputar presidência em 2026, afirma aliado do PL
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como o representante do bolsonarismo para as eleições presidenciais de 2026.
A indicação de Flávio para a disputa foi confirmada pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), que é da base eleitoral do Rio de Janeiro e aliado próximo da família Bolsonaro.
Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, afirmou ao jornal O Globo que a candidatura de Flávio foi ratificada por Bolsonaro. “Confirmado. Flávio me disse que o nosso Capitão ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos.”
A reportagem tentou contato com Valdemar, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), e o líder da oposição, Zucco (PL-RS), mas não obteve retorno.
Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de pena, por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Em setembro, o ex-presidente e mais sete réus foram condenados por tentativa de golpe de Estado. Entre eles, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto receberam penas que variam de 2 a 27 anos de prisão.
Ministro Moraes definiu que 24 anos e 9 meses da pena devem ser cumpridos em regime fechado e os demais 2 anos e seis meses em regime aberto, além de 124 dias-multa fixados em dois salários mínimos.
Créditos: UOL