Política
12:07

Bolsonaro fará endoscopia para investigar refluxo e segue internado em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após passar por mais um procedimento médico para controlar crises persistentes de soluço.

Segundo boletim divulgado pela equipe médica, ele deve realizar uma endoscopia digestiva nesta quarta-feira (31) para avaliar possível refluxo gastroesofágico.

Nos últimos dias, Bolsonaro foi submetido a três bloqueios do nervo frênico, que está relacionado aos espasmos causadores do soluço. No sábado (27), o bloqueio ocorreu no lado direito; na segunda-feira (29), no lado esquerdo. Na terça-feira (30), devido à persistência do quadro, os médicos completaram o bloqueio anestésico. Esses procedimentos foram realizados sem complicações importantes, e a elevação da pressão arterial após os tratamentos foi considerada esperado.

Além dos bloqueios, o ex-presidente faz fisioterapia respiratória, utiliza aparelho de CPAP à noite para tratamento de apneia do sono e recebe medidas preventivas contra trombose. Ele também está em acompanhamento pós-operatório por cirurgia para correção de hérnia realizada na véspera de Natal, data desde a qual permanece hospitalizado.

A previsão inicial é de alta hospitalar na quinta-feira, conforme um dos médicos, mas o cronograma pode mudar caso haja alguma intercorrência.

A internação acontece enquanto Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses, após condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2025, em relação aos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023.

Créditos: Correio Braziliense

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno