Política
00:05

Bolsonaro pode precisar de nova cirurgia após procedimento em hérnias

O boletim médico do ex-presidente Jair Bolsonaro, divulgado pelo Hospital DF Star em Brasília, onde ele foi submetido a uma cirurgia no dia 25 de dezembro, indica a possibilidade de um novo procedimento nos próximos dias. Essa possibilidade já havia sido mencionada pelo cirurgião Claudio Birolini durante entrevista coletiva na tarde do mesmo dia.

Bolsonaro passou por uma operação para correção de duas hérnias inguinais na manhã do dia 25. Após três horas e meia, ele foi encaminhado para o quarto, porém ainda não tem previsão de alta hospitalar.

Conforme o boletim, o procedimento ocorreu conforme o planejado, sem intercorrências. O ex-presidente seguirá com cuidados pós-operatórios, incluindo analgesia, fisioterapia motora e prevenção de trombose venosa. Atualmente, está em fase de otimização do tratamento clínico dos soluços, e será reavaliada nos próximos dias a necessidade de um procedimento intervencionista.

A defesa de Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para realizar essa cirurgia e para que o ex-presidente pudesse voltar à prisão domiciliar. O magistrado determinou perícia médica pela Polícia Federal, que concluiu que o procedimento é eletivo, mas deve ser realizado o quanto antes. Assim, o ministro autorizou a internação na véspera de Natal para a cirurgia ocorrer no dia 25.

O cirurgião Birolini informou que Bolsonaro ficará em observação nos próximos dias. Dependendo da resposta às medicações e à dieta no pós-operatório, um novo procedimento pode ser necessário na segunda-feira, dia 29. Ele explicou que a equipe médica optou por priorizar o tratamento clínico, melhorar a dieta, intensificar a medicação e observar a evolução para decidir sobre a realização de novo procedimento, previsto para ocorrer provavelmente na segunda-feira, prazo para avaliar a reação do paciente.

Créditos: Veja Abril

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno