Política
21:05

Bolsonaro segue internado após cirurgia e enfrentando soluços persistentes

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido a uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral por método convencional.

Segundo boletim médico divulgado, Bolsonaro sofreu uma nova crise de soluços na noite anterior, junto a um aumento da pressão arterial. Ele passará por um procedimento complementar nesta segunda-feira.

“Na noite passada, apresentou nova crise de soluços, apesar do procedimento realizado, além de elevação da pressão arterial. No momento, encontra-se estável e sem soluços”, declarou a equipe médica.

Fontes próximas informaram que essa foi a pior noite em termos de soluços desde o início da internação do ex-presidente. Ele teve dificuldades para dormir e os ataques de soluço persistiram durante a madrugada.

Em postagem nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro relatou que Bolsonaro “não teve uma noite boa”, mencionando que a crise de soluços começou por volta das 23h e durou até as 11h20 da manhã, provocando exaustão e elevação da pressão. Na ocasião, ele iniciou uma dieta mais restrita. Michelle saiu temporariamente do hospital, deixando o ex-presidente sob os cuidados do filho Renan, e voltou para passar a noite ao seu lado.

O boletim informa que está programada para esta segunda-feira a realização de um bloqueio anestésico do nervo frênico esquerdo, procedimento que visa controlar os soluços persistentes e ajudar na avaliação dos resultados do tratamento.

No sábado à tarde, Bolsonaro já havia passado por um bloqueio do nervo frênico do lado direito sem complicações. Apesar disso, os soluços retornaram durante a madrugada, dificultando o sono, o que levou à decisão de realizar o bloqueio no lado esquerdo.

Este tipo de bloqueio é indicado para casos específicos onde os soluços são refratários e não respondem adequadamente a medicamentos. O nervo frênico controla os movimentos do diafragma. O bloqueio temporariamente reduz os impulsos nervosos para interromper as contrações involuntárias que causam o soluço.

Os procedimentos são parte do tratamento das complicações decorrentes das sequelas da facada sofrida por Bolsonaro na campanha presidencial de 2018, que tem causado episódios recorrentes de soluços difíceis de controlar.

Os médicos informam que o ex-presidente seguirá em recuperação clínica, incluindo fisioterapia para reabilitação, medidas para prevenção de trombose venosa e monitoramento contínuo da dor.

A previsão é que Bolsonaro continue internado por pelo menos 48 horas após o próximo procedimento para acompanhamento pós-operatório e observação da evolução clínica.

Esta é a terceira cirurgia desde a internação, iniciada na última quarta-feira. A primeira foi a correção da hérnia inguinal bilateral, que durou cerca de três horas e meia e foi considerada bem-sucedida. Na sexta-feira, houve ajustes nas medicações para controlar os soluços e tratar refluxo gastroesofágico.

A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após parecer da Polícia Federal evidenciar a necessidade do procedimento. Bolsonaro está em hospital particular em Brasília, acompanhado por sua esposa Michelle Bolsonaro.

Créditos: O Globo

Notícias relacionadas

Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Política
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ler +
Modo Noturno