Política
07:08

Bolsonaro tenta danificar tornozeleira e é preso preventivamente em Brasília

Jair Bolsonaro, que estava em prisão domiciliar conforme informado pela Polícia Federal, tentou na madrugada de sábado, 22, danificar a tornozeleira eletrônica, configurando risco de fuga, seja para o exterior ou para exílio em alguma embaixada estrangeira.

Em consequência, o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva de Bolsonaro, que foi encaminhado para uma cela na superintendência da Polícia Federal em Brasília. Muitos advogados criminalistas avaliam positivamente a decisão do ministro, pois a interrupção do monitoramento por tornozeleira representa um importante indicativo de obstrução à justiça.

O ministro Moraes também busca evitar surpresas, como as fugas para o exterior envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro, já indiciado, e o deputado Alexandre Ramagem, condenado a 16 anos de prisão por cumplicidade com o golpe de Estado.

Considerando que Jair Bolsonaro e seus aliados preveem uma iminente prisão após trânsito em julgado que poderá resultar em uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão nas próximas semanas, eles podem estar tentando criar um fato relevante para sensibilizar seus eleitores ou membros do Congresso, especialmente aliados radicais, para reavivar o debate sobre um projeto de anistia aos que lideraram o golpe de Estado.

No entanto, essa estratégia é considerada arriscada, porque o apoio a Bolsonaro está em declínio, conforme demonstram as pesquisas recentes.

Créditos: Valor

Modo Noturno