Brasil encerra representação diplomática da Argentina na Venezuela após provocações
O Brasil deixará de representar a Argentina na Venezuela, país em que o governo de Javier Milei não possui corpo diplomático desde agosto de 2024. A tutela da embaixada argentina deverá ser assumida pela Itália.
A decisão foi comunicada ao governo argentino na quinta-feira (8) e ao venezuelano na sexta (9). Ela foi motivada por várias publicações feitas por Milei, que trouxeram críticas diretas e indiretas ao Brasil e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre as publicações, Milei celebrou a captura de Nicolás Maduro com um vídeo finalizando em uma foto de Lula abraçado ao líder venezuelano. Outra publicação que desagradou o governo brasileiro foi uma imagem publicada após a vitória de José Antonio Kast como presidente eleito do Chile, mostrando a América do Sul dividida em dois, com a Argentina representada como futurista e o Brasil como uma grande favela.
Fontes do governo brasileiro informaram à CNN Brasil que, após as mensagens agressivas de Milei nas redes, houve uma avaliação de falta de confiança suficiente para que o Brasil continuasse a representar os interesses argentinos.
O Brasil vinha intermediando as relações entre a Argentina e o regime de Maduro, após assumir a tutela da embaixada argentina em Caracas, com o objetivo de proteger os refugiados venezuelanos que estavam sob responsabilidade da representação argentina.
Além disso, o governo brasileiro realizou diversos contatos com o regime venezuelano solicitando informações e a libertação de um agente da gendarmaria argentina preso no país no ano anterior, correndo risco de desgaste diplomático.
Segundo as fontes, com as mudanças ocorridas em Caracas após a captura de Maduro, decidiu-se encerrar esse ciclo e finalizar a representação dos interesses argentinos pelo Brasil.
Uma fonte do governo brasileiro, ouvido sob condição de anonimato, afirmou ironicamente que “é difícil para um país que está ao lado do câncer do socialismo representar os interesses argentinos, pois isso seria incoerente com a visão do Milei”.
A expectativa é que a Itália assuma a representação diplomática argentina na Venezuela.
Créditos: CNN Brasil