Brasil reconhece vice de Maduro como presidente interina da Venezuela
O Brasil reconheceu Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, como a atual chefe de governo do país após a captura do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
A informação foi confirmada por Maria Laura da Rocha, ministra interina das Relações Exteriores do Brasil. Em entrevista coletiva, ela afirmou: “Na ausência do atual presidente Maduro, é a vice. Ela está como presidente interina”.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que os EUA governarão temporariamente a Venezuela após a detenção de Maduro. A operação ocorreu na madrugada do sábado (3), momento em que Maduro foi capturado em um de seus esconderijos, após ataques realizados pelas forças americanas.
Trump informou que as tropas americanas poderão ser enviadas ao país se necessário. No entanto, não está claro como os EUA planejam exercer o controle sobre a Venezuela, já que, apesar da operação que deixou parte de Caracas sem energia elétrica e resultou na captura de Maduro, as forças americanas ainda não dominam o país, e o governo venezuelano aparenta permanecer ativo.
Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram removidos da Venezuela e estão a bordo do navio USS Iwo Jima, a caminho de Nova York, onde o ex-presidente será processado pelo Distrito Sul.
As acusações contra ele incluem conspiração de narcoterrorismo, importação de cocaína e posse de armas destrutivas.
Créditos: CNN Brasil