Calor intenso predomina no RJ e SP com chuvas previstas para segunda-feira
As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo enfrentarão calor intenso nos próximos dias, com chance de chuvas a partir de segunda-feira. As altas temperaturas devem se estender até quarta-feira.
No Rio de Janeiro, a previsão indica máximas próximas de 40ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima será de 39ºC no domingo e na segunda-feira. Nos dias seguintes, a temperatura seguirá elevada, em torno de 37ºC.
A cidade do Rio está em nível 3 do Protocolo de calor, que é acionado quando os termômetros registram temperaturas entre 36ºC e 40ºC, com previsão de manter ou aumentar esses índices por pelo menos três dias consecutivos. Ontem, a Prefeitura do Rio registrou 38,9ºC como máxima.
Em São Paulo, o calor começa a diminuir a partir de segunda-feira. No domingo, a máxima chega a 36ºC; já nos dias seguintes, até quarta-feira, as temperaturas não devem ultrapassar os 31ºC. Segundo o Climatempo, que cita dados do Inmet, a cidade pode registrar hoje a tarde mais quente do ano, com 33,1ºC às 17h, superando a marca da última sexta-feira.
As chuvas previstas para começar em 12 de janeiro durante a tarde e à noite devem amenizar o calor em ambas as cidades, com céu nublado e pancadas de chuva.
O verão 2024/2025 foi um dos mais quentes da história, ficando 0,34ºC acima da média do período entre 1991 e 2020, conforme o Inmet. Na série histórica, foi o sexto verão mais quente no Brasil desde 1961.
Créditos: UOL