Câmara dos EUA aprova divulgação de arquivos sobre Jeffrey Epstein
A Câmara dos Estados Unidos aprovou um projeto que obriga o Departamento de Justiça a liberar todos os arquivos relacionados à investigação contra Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais.
A proposta recebeu 427 votos a favor e apenas um contra, do republicano Clay Higgins, da Louisiana.
O projeto agora será analisado pelo Senado, onde ainda não está claro se terá votos suficientes para ser aprovado.
A aprovação ocorre após meses de debate dentro do Partido Republicano, que inicialmente recebeu pressão de Donald Trump para bloquear a divulgação dos documentos.
Entretanto, no dia 17 de abril, Trump pediu aos republicanos que apoiassem o projeto e afirmou que sancionará a medida caso seja aprovada pelo Congresso.
Nas investigações e no processo contra Jeffrey Epstein e sua ex-namorada e cúmplice Ghislaine Maxwell, os procuradores federais reuniram milhões de documentos.
Os chamados “Arquivos de Epstein” incluem mais de 300 gigabytes de dados, contendo documentos, vídeos, fotografias e áudios guardados no sistema eletrônico de gerenciamento de casos do FBI, conhecido como “Sentinel”.
Apesar da divulgação de milhares de documentos, veículos da mídia têm sugerido há anos que o governo dos Estados Unidos mantém segredos sobre Epstein que ainda não foram revelados.
Créditos: CNN Brasil